

Alinhadas às principais tendências de sustentabilidade em termos de empreendimentos imobiliários, a Rossi e a GNO sempre buscam avaliar os impactos gerados por suas obras e implementar as medidas mais capazes de manter o equilíbrio local. No caso do futuro empreendimento, condomínio de casas localizado na rua Lúmen Christi, 76% das árvores que estão no local (488 árvores) permanecerão integradas ao projeto paisagístico.
Para a construção do empreendimento, as empresas cumprem, desde o início, todas as suas obrigações legais e possuem, desde julho, a aprovação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, referentes ao corte das árvores que estão no terreno, e o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, por meio do qual a Rossi e a GNO se responsabilizam pelo plantio de mudas.
Para a execução deste projeto, foi contratada uma empresa especializada que realizou estudos detalhados e irá gerenciar todo o processo. Entre outros aspectos, destaca-se que nenhuma parte do terreno constitui APA (Área de Proteção Ambiental) e ali não se encontra nenhuma nascente ou curso d’água, não ocorrendo, portanto, APP (Área de Preservação Permanente), uma vez que elas foram plantadas pelas freiras moradoras do convento ao qual pertencia o terreno.
O projeto desenvolvido determina que para cada árvore nativa suprimida, será realizado um plantio compensatório de mais de 25 mudas em outro terreno. E com uma vantagem importante: parte das árvores cortadas é classificada como exótica – plantas originárias de outros países, que não têm atrativo para a fauna local, nem colaboram com o fluxo ambiental porque não dispersam sementes, apresentando mais dificuldade para se manter – e todas as plantadas serão de espécies classificadas como nativas – servem para a fauna local e produzem frutos. Com a troca, ganha o meio ambiente e a sociedade ao seu redor.
FONTE: http://www.rossiresidencial.com.br/releases/alinhadas-a-responsabilidade-socioambiental-rossi-e-gno-plantam-mudas-de-arvores.aspx?id=47
O grupo achou muito interessante as espresas entarem se concientizando da importância do equilibrio ambiental. Nos tempos de hoje onde só tem aumentado o desmatamento, por conta do desenvolvimento econômico, isso é realmente imprescindível. Gostaríamos de parabenizar essa atitude e esse projeto das empresas, pois é isso que ajudará Porto Alegre a marter seus índices de área verde e continuar sendo umas das cidades mais arborizadas do Brasil.
Gostaríamos de agradecer o "grupinho csi :)" pela dica de procurar sobre o projeto do ROSSI residencial! 7 comentários